A Carado povo
 
POLÍTICA

Novo Código Eleitoral abre brecha para campanhas em igrejas

28/04/25 - 12:30 pm

 
Ver Not�cia

O novo Código Eleitoral, que está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado Federal, pode abrir brechas para campanhas em igrejas. Artigos do projeto querem reduzir punições por "abuso de poder religioso" e diz que manifestações políticos-partidárias em templos “não poderão ser objeto de limitações”. As informações são de O Globo.

O relator da proposta é o senador Marcelo Castro (MDB-PI). O projeto amplia a atuação de líderes religiosos em campanhas eleitorais, e gera um debate sobre a influência religiosa nas eleições e possíveis desequilíbrios na disputa. Atualmente, a lei proíbe pedir votos em igrejas.

Críticos ao projeto afirmam que ele favorece candidatos que tem o apoio de entidades religiosas. Segundo especialistas, a proposta pode violar princípios de igualdade na disputa eleitoral. Castro nega que o projeto libere campanha em igrejas e argumenta que os artigos incluídos no texto têm o objetivo de garantir a “liberdade de expressão”. Em nota, "o senador reforça ainda que o texto do Código Eleitoral não está definitivamente fechado e que continua acolhendo sugestões”, diz em nota.

 
















Leia também

- - - - - -
 
Igreja em Foco
  www.acaradopovo.com